Pedido de Informações

Bolsas de Apoio aos Estudantes IPS

 

Bolsas de Estudo

Todos os anos, os SAS/IPS atribuem bolsas de estudo a fundo perdido, que visam contribuir para financiar as despesas inerentes à frequência do ensino superior dos estudantes carenciados (propina, alojamento, alimentação, transporte ou material escolar). 

REQUISITOS

Para beneficiar de bolsa de estudo, os estudantes têm de cumprir alguns requisitos designadamente:

• Estar matriculado (ou pretender matricular-se) numa das Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Setúbal [NOTA: os candidatos ao ensino superior deverão submeter a sua candidatura a bolsa de estudo em simultâneo com a candidatura de acesso ao ensino superior];

• Ter obtido aproveitamento escolar mínimo e cumprir a condição n+1 ou n+2 ;

• Ter uma situação económica carenciada;

• Ter a situação contributiva e tributária regularizada (apenas o candidato) e património mobiliário inferior a 100 mil Euros (no conjunto do agregado familiar);

• Não ser titular do grau académico no âmbito do qual se candidata à bolsa de estudo;

• Satisfazer diversas condições de nacionalidade.

 

PROCEDIMENTOS

Os estudantes que pretendem candidatar-se a bolsa de estudo e que ainda não possuem credenciais do BeOn, deverão fazer download do formulário de candidatura, preenchê-lo integralmente e remetê-lo para bolsas.estudonull@sas.ips.pt

Após validação dos dados indicados, será enviada a credencial de acesso para o seu telemóvel, podendo assim aceder à plataforma online e efetuar a candidatura.

Se já dispõe de credenciais de acesso aceda à plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior.

 

PRAZOS DE CANDIDATURA 

Todos os estudantes poderão apresentar a sua candidatura:

• entre 25 de junho e 30 de setembro de cada ano;

• nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

• entre 01 de outubro e 31 de maio de cada ano, sendo neste caso o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional aos meses que medeiam o mês seguinte à submissão do requerimento e o final do ano letivo;

NOTA:

a) os estudantes que pretendam ingressar no IPS no 1º ano pela 1ª vez deverão apresentar a sua candidatura em simultâneo com o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

b) ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro, o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.

 

Aconselhamos a leitura de todas as FAQ's.


 

Santander

PARA QUEM?

As bolsas destinam-se a apoiar estudantes com recursos económicos limitados - inscritos numa Instituição de Ensino Superior beneficiária de mecenato do Banco Santander e aderente ao programa - e que, estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo de carreira académica nessa Instituição. São elegíveis os estudantes do IPS que reúnam as seguintes condições:

  • Inscrição válida na Instituição Ensino Superior aderente em pelo menos 30ECTS, exceto em situação de conclusão de curso;
  • Mérito Escolar;
  • Comprovada necessidade de apoio financeiro para prosseguir estudos dos 1º e 2º ciclo do ensino superior.

QUAL O VALOR?

Valor máximo de 500€ por estudante

Montante global: 21.000 euros

TIPO DE APOIO?

Montante económico

COMO CANDIDATAR-ME?

Preenchimento de formulário (brevemente disponível)

MAIS INFORMAÇÕES

Serviços de Ação Social do IPS.

 


 

PAAS

PARA QUEM?

Qualquer estudante inscrito e matriculado num curso de CTESP, Licenciatura e Mestrado que:

  • Tendo sido candidatos a bolsa de estudo, tenham visto o seu processo indeferido exclusivamente por deterem uma capitação superior ao limiar de carência socioeconómica fixado na lei;
  • Não podendo beneficiar de bolsa de estudo por não cumprirem algum requisito obrigatório (aproveitamento académico ou nacionalidade, por exemplo), não possuem condições económicas para frequentar, sem constrangimentos, o ensino superior.

QUAL O VALOR?

De acordo com as necessidades identificadas.

Montante global: 21.000 euros

TIPO DE APOIO?

O PAAS/IPS é um programa interno de atribuição de apoios sociais. São 2 as medidas que integram o PAAS/IPS:

A concessão do benefício de pagamento de propina reduzida

A concessão de auxílios de emergência

PRESTAÇÃO DE CONTRAPARTIDAS

Este programa prevê a prestação de contrapartidas à atribuição do apoio. Compete à AAIPS proceder à colocação dos estudantes nos diferentes locais onde prestarão contrapartidas, bem como organizar logisticamente todo o processo.

As tarefas serão realizadas até ao limite máximo do montante pecuniário associado ao apoio atribuído, considerando-se um valor por hora de 1% do salário mínimo nacional em vigor no início do ano letivo majorado, se for o caso, em 50% a partir das 22 horas e até às 08 horas.

COMO CANDIDATAR-ME?

A candidatura pode ser apresentada em qualquer momento durante o ano letivo (setembro a julho), desde que o usufruto do benefício nele ocorra.

Se foste candidato a bolsa de estudo e viste o teu processo indeferido exclusivamente por excesso de capitação, não precisas de te candidatar especificamente à concessão do benefício de pagamento de propina reduzida. A atribuição do benefício é automática e não carece de qualquer formalidade por parte do estudante (excluindo, se for o caso, a aceitação da prestação de contrapartidas).

Compete aos SAS/IPS comunicar a atribuição do apoio a todos os intervenientes: o beneficiário, a Divisão Académica do IPS e a AAIPS.

Nos restantes casos, os estudantes deverão candidatar-se preenchendo o formulário de candidatura constante no regulamento e enviando-o, acompanhado da documentação nele constante, para o email geralnull@sas.ips.pt. O processo completo também pode ser entregue presencialmente, no setor de bolsas e alojamento dos SAS/IPS.

MAIS INFORMAÇÕES

Serviços de Ação Social do IPS.

PAAS

 


 


Unidosnull@IPS

Com o objetivo de apoiar os estudantes, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e os Serviços de Ação Social (SAS/IPS), em parceria com as Escolas Superiores, a Associação Académica (AAIPS), os Alumni e rede de parceiros da comunidade externa, uniram esforços de forma a garantir as condições necessárias para que os teus estudos não sejam postos em causa. Assim, foram criadas bolsas e apoios suplementares aos quais te podes candidatar.

PARA QUEM?

Qualquer estudante cujos rendimentos foram afetados pela situação pandémica.

QUAL O VALOR?

De acordo com as necessidades identificadas.

 

TIPO DE APOIO?

Custos inerentes à frequência do respetivo curso no IPS, nomeadamente:

  • Atribuição indireta de apoio para liquidação de prestações de propina;
  • Atribuição indireta de apoio para mensalidades de alojamento na Residência de Estudantes de Santiago e Moradias de Santa Bárbara;
  • Atribuição de géneros ou bens.

COMO CANDIDATAR-ME?

Preenche o formulário de candidatura, disponível na página abaixo, e envia para sasnull@sas.ips.pt

MAIS INFORMAÇÕES

unidosnull@ips.pt


Rovensa

PARA QUEM?

40 bolsas para apoiar estudantes com recursos económicos limitados.

QUAL O VALOR?

Valor máximo de 1.325€ por estudante

TIPO DE APOIO?

Custos inerentes à frequência do respetivo curso no IPS, nomeadamente:

  • A concessão do benefício de apoio no pagamento de propinas;
  • Apoio nas despesas de alimentação;
  • Apoio nos custos de transporte e/ou alojamento na residência de estudantes.

COMO CANDIDATAR-ME

Os prazos de candidatura: dezembro.
Envia e-mail para sasnull@sas.ips.pt

MAIS INFORMAÇÕES

Esta é uma parceria com a Rovensa, grupo internacional a atuar no setor agrícola através da marca ASCENZA.

Serviços de Ação Social do IPS.