Pedido de Informações

Testemunhos

"Em Setúbal crescemos enquanto pessoa e ganhamos maturidade"

Mirian Mendes, 24 anos - Cabo Verde 

Mestrado em Contabilidade e Finanças da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS

Setúbal é uma cidade muito calma e viver aqui permite-nos ter um ambiente bom para podermos estudar. Existem espaços muito agradáveis para refletirmos um pouco no trabalho que desenvolvemos no IPS, como por exemplo o Parque da Bela Vista que tem uma vista muito bonita, bem como as praias. Isso tudo acaba por complementar e dar-nos aquela tranquilidade e serenidade que precisamos para nos podermos focalizar naquilo que nos trouxe aqui, estudar!

Eu recomendo a todos os que quiserem estudar fora do seu país a virem para Setúbal, têm muito a ganhar, muita experiência, crescemos enquanto pessoa e ganhamos maturidade. As experiências que vamos tendo, para além daquilo que aprendemos na escola, ajudam-nos a ser uma pessoa melhor e contributiva para a sociedade.

 

 

"Setúbal é uma boa cidade para estudar"

Nádia Mendes, 19 anos - Cabo Verde

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS

Setúbal é uma boa cidade, é uma cidade tranquila para estudar, tem características propícias que facilitam e ajudam para tal. Os pontos turísticos também despertaram a minha curiosidade e isso levou-me a escolher Setúbal como a minha primeira opção. O que sempre ouvi dizer em Cabo Verde é que Setúbal é uma boa cidade para estudar e que as pessoas são muito acolhedoras, mais simpáticas, e isso ajudou muito também na minha escolha. A minha integração na cidade foi fácil e relativamente ao IPS também não foi nada difícil, porque os professores, os funcionários e os colegas fazem-nos sentir em casa.

Viver na residência é uma experiência única, aprende-se muito, conhecemos muitas pessoas, gosto muito de estar na residência pelo facto de ficar a 15 minutos da escola e de numa residência uma pessoa nunca estar só, há sempre colegas disponíveis para ajudar. A cultura, a cidade, a gastronomia, são fatores que eu indico como referência para quem quiser vir estudar para Setúbal. O ensino é de qualidade, temos professores altamente qualificados e a escola em si tem um ambiente, condições e materiais que permitem e ajudam os alunos a atingirem os seus objetivos.

A minha expetativa é terminar os meus estudos e futuramente viver aqui, encontrar um trabalho, de preferência em Setúbal.

 

 

"Setúbal é um sítio calmo para estudar"

José Santos, 26 anos - São Tomé e Príncipe

Licenciatura em Engenharia do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS

De um modo geral o ensino em Portugal é bom. Comecei a fazer algumas pesquisas, analisei o nível de vida, o preço do alojamento e das propinas e decidi vir até ao IPS recolher mais informações. O que fez a diferença foram os preços e constatei que aqui em Setúbal o estilo de vida para estudantes era mais barato.

Para além disso, pude verificar que a região de Setúbal tem um estilo de vida muito semelhante ao do meu país (São Tomé e Príncipe). O facto de Setúbal estar localizado no Litoral leva a que a alimentação básica seja aquilo que vem do mar, os peixes, o choco frito, que é um dos pratos que sempre gostei! São estes pequenos detalhes que fizeram a diferença na minha escolha, o estilo de vida, a alimentação, a cultura, o facto da região de Setúbal ser uma região mais calma comparando com as grandes cidades fez a diferença e a praia! As pessoas que são do meu país, se vierem viver para aqui vão sentir-se relativamente em casa, porque há mar, o clima é bom e há a Serra da Arrábida que é um ponto magnífico, tem uma vista que mostra a região magnífica que Setúbal é!

As pessoas em Setúbal de um modo geral são muito humildes, dão-nos todas as informações e isso torna a integração mais fácil. Moro na residência de estudantes onde existem sempre pessoas que nos vão orientando e dando informações e no IPS existe o “Gabinete E+”, que tem a preocupação de informar e orientar os alunos. Tanto no IPS como na região foi muito fácil o processo de integração.

 

 

"As pessoas aqui estão sempre a ajudar os outros"

Hélder Pinto, 21 anos - Cabo Verde

Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação da Escola Superior Ciências Empresariais do IPS

Sempre ouvi coisas boas em relação a estudar em Setúbal, porque tenho amigos que sempre me disseram que esta seria uma cidade melhor para estudar. Setúbal é diferente das outras cidades, é mais tropical, tipo Cabo Verde, fica junto da praia, no verão o clima é igual ao de Cabo Verde, então eu familiarizei-me bem com isso. O ensino é bom, mais avançado, aqui os professores estão mais perto dos alunos e explicam melhor, os professores estão sempre com os alunos a ajudarem e a darem apoio para os motivar a estudar.

As pessoas aqui estão sempre a ajudar os outros, são carinhosas, educadas, não têm medo de confraternizar, vê-se logo que querem o melhor para ti, que a pessoa não sinta saudades das suas raízes e da família, ajudam a sentirmo-nos em casa. A Associação Académica e os núcleos dos cursos estão sempre a ajudar também, para que ninguém fique perdido nas matérias. A minha integração foi muito rápida, os professores, os colegas, os funcionários e todas as pessoas integraram-me e eu integrei-me com eles. Aqui ensinamos a nossa cultura e aprendemos sobre as outras culturas, tudo é diferente, são povos diferentes, tudo é em aberto em relação às culturas.

 

"Setúbal é diferente, tem um charme especial"

Elena Wesely, 23 anos - Brasil, Rio de Janeiro

Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação do IPS

Ao procurar por diferentes cidades em Portugal para realizar o meu intercâmbio, queria encontrar um local que tivesse o meu curso, Comunicação Social, então encontrei Setúbal. O curso chamou-me a atenção por ser mais técnico, na minha universidade é mais teórico. Os professores acompanham cada aluno, explicam tudo, depois explicam em inglês novamente, tiram dúvidas junto de cada aluno, é algo que na minha universidade não acontece, aqui vejo uma dedicação mesmo especial.

Em Setúbal descobri a maioria das coisas quando cheguei, as praias, o sol, o clima, descobri as coisas boas de Setúbal através dos portugueses, dos angolanos, dos cabo-verdianos e dos brasileiros que me receberam e que já estavam por aqui, tudo isso contribuiu para que Setúbal me conquistasse. Portugal, Setúbal e o IPS surgiram como um presente, acho que tudo não teria sido tão bom noutro lugar como foi aqui, a expetativa era aprender outras culturas e aqui o convívio, não só com os portugueses mas também colegas de outras nacionalidades, fez com que os meus horizontes se abrissem. A experiência que eu tive aqui era algo que eu precisava de viver, qualquer expetativa de aprender e de fazer amigos foi superada. O ambiente é mais familiar, a cidade passa essa impressão e os portugueses que encontrei aqui sempre foram muito solícitos, pelo que a minha integração foi excelente.

O elemento mais forte e a marca que Setúbal me deixou foi viver na residência, porque o convívio que existe é impressionante, acho que não teria sido tão feliz se não tivesse vivido na residência. Setúbal tem um caráter acolhedor, Setúbal é diferente, tem um charme especial. Tem um ambiente que te faz sentir em casa, não importa se o teu sotaque é diferente ou se a tua alimentação é diferente, as pessoas tentam de alguma forma fazer-te sentir em casa.

 

 

"Setúbal, em particular o IPS está capacitado para formar quadros"

Kalei João, 22 anos - Angola

Licenciatura em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS

Em Angola há uma universidade, a Universidade de Belas, que tinha um projeto para enviar estudantes para Portugal para formação superior e eu era aluno dessa Universidade, então também abracei o projeto e vim para Portugal, especialmente para Setúbal, porque aqui existe o curso de Engenharia Mecânica e porque desde muito cedo quis fazer o ensino superior no exterior para ganhar mais prestígio

Encontrei um bom Instituto e, quanto ao meu curso, há professores qualificados e com vontade de ensinar, principalmente quando veem que é um aluno estrangeiro, porque querem transmitir os seus conhecimentos para que nós levemos isso para o nosso país. Na cidade a minha integração foi rápida porque quando se trata de estudar gosto de recorrer a lugares calmos e Setúbal tem essa tranquilidade.

Considero a experiência positiva, porque uma vez que sais do teu país a tendência é sempre informares-te, procurares “bagagem” e sentires-te habilitado para servires o teu país e acho que Setúbal, em particular o IPS, tem isto, está capacitado para formar quadros. Há professores qualificados, há bons laboratórios e oficinas, há equipamentos, existem boas condições e isso é bom porque um bom engenheiro tem que ser um engenheiro prático. Recomendo a cidade de Setúbal pelo clima, pelo ambiente calmo para estudantes e também porque existem atividades para distrair, bastantes áreas de lazer, parques, praias e o Fórum Luísa Todi, que é uma casa cultural.