Kalei João, 22 anos - Angola

"Setúbal, em particular o IPS está capacitado para formar quadros"

Licenciatura em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS

Em Angola há uma universidade, a Universidade de Belas, que tinha um projeto para enviar estudantes para Portugal para formação superior e eu era aluno dessa Universidade, então também abracei o projeto e vim para Portugal, especialmente para Setúbal, porque aqui existe o curso de Engenharia Mecânica e porque desde muito cedo quis fazer o ensino superior no exterior para ganhar mais prestígio

Encontrei um bom Instituto e, quanto ao meu curso, há professores qualificados e com vontade de ensinar, principalmente quando veem que é um aluno estrangeiro, porque querem transmitir os seus conhecimentos para que nós levemos isso para o nosso país. Na cidade a minha integração foi rápida porque quando se trata de estudar gosto de recorrer a lugares calmos e Setúbal tem essa tranquilidade.

Considero a experiência positiva, porque uma vez que sais do teu país a tendência é sempre informares-te, procurares “bagagem” e sentires-te habilitado para servires o teu país e acho que Setúbal, em particular o IPS, tem isto, está capacitado para formar quadros. Há professores qualificados, há bons laboratórios e oficinas, há equipamentos, existem boas condições e isso é bom porque um bom engenheiro tem que ser um engenheiro prático. Recomendo a cidade de Setúbal pelo clima, pelo ambiente calmo para estudantes e também porque existem atividades para distrair, bastantes áreas de lazer, parques, praias e o Fórum Luísa Todi, que é uma casa cultural.