José Santos, 26 anos - São Tomé e Príncipe

"Setúbal é um sítio calmo para estudar"

Licenciatura em Engenharia do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS

De um modo geral o ensino em Portugal é bom. Comecei a fazer algumas pesquisas, analisei o nível de vida, o preço do alojamento e das propinas e decidi vir até ao IPS recolher mais informações. O que fez a diferença foram os preços e constatei que aqui em Setúbal o estilo de vida para estudantes era mais barato.

Para além disso, pude verificar que a região de Setúbal tem um estilo de vida muito semelhante ao do meu país (São Tomé e Príncipe). O facto de Setúbal estar localizado no Litoral leva a que a alimentação básica seja aquilo que vem do mar, os peixes, o choco frito, que é um dos pratos que sempre gostei! São estes pequenos detalhes que fizeram a diferença na minha escolha, o estilo de vida, a alimentação, a cultura, o facto da região de Setúbal ser uma região mais calma comparando com as grandes cidades fez a diferença e a praia! As pessoas que são do meu país, se vierem viver para aqui vão sentir-se relativamente em casa, porque há mar, o clima é bom e há a Serra da Arrábida que é um ponto magnífico, tem uma vista que mostra a região magnífica que Setúbal é!

As pessoas em Setúbal de um modo geral são muito humildes, dão-nos todas as informações e isso torna a integração mais fácil. Moro na residência de estudantes onde existem sempre pessoas que nos vão orientando e dando informações e no IPS existe o “Gabinete E+”, que tem a preocupação de informar e orientar os alunos. Tanto no IPS como na região foi muito fácil o processo de integração.